Ecomuseu

O que é?

O Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz é um Museu de Território que engloba todo o bairro de Santa Cruz, no extremo oeste da cidade do Rio de Janeiro, perfazendo uma área de 125 km². Este museu, criado em 1995 e inserido na estrutura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, tem por missão primordial a preservação e valorização do patrimônio cultural e natural do bairro.


Desenvolve diversas atividades educativas, de comunicação, preservação, documentação e pesquisa relacionadas à área descrita, sua história, seu território, seus habitantes e seu ecossistema. O Ecomuseu de Santa Cruz prima pela participação da comunidade local em sua gestão que se pretende compartilhada entre poder público e os diversos atores locais. Como fruto de suas ações, espera fomentar o desenvolvimento cultural e humano dos moradores do território, com foco na sustentabilidade do bairro e de sua população.


Neste site podem ser encontradas informações diversas sobre o Ecomuseu de Santa Cruz e todas as ações que desenvolve, permitindo ao visitante o contato com um pouco da história do bairro e sua ocupação humana, suas lendas, suas paisagens, etc. Vem com a gente... e boa visita! Leia mais.

 

 Essa foto de Ecomuseu de Santa Cruz é cortesia do TripAdvisor